NÃO BASTA SER SAPATÃO! SAIBA SE VOCÊ É LÉSBICA RAIZ OU NUTELA

Olá pessoas. Como vocês estão hein?


Dia 29 de agosto é o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica , mas essa história não aconteceu do nada. Ela começou lá entre o fim de 70 inicio da década de 80 com um movimento de mulheres lésbicas que produziam uma boletim, como uma espécie de jornal babadeiro chamada "CHANA COM CHANA" em que trazia questões relacionadas ao direito das mulheres, especialmente as lésbicas e feministas.


Boletim Chana com Chana original. Dá uma clicada e ver que belezura da época

https://acervobajuba.com.br/wp-content/uploads/2017/08/chanacomchana_3.pdf




Segundo Miriam Martinho numa entrevista dada a UOL , ela fala sobre o objetivo da Chana com Chana:

“Nosso principal objetivo, com o Chanacomchana, é quebrar o muro de preconceitos que envolve e isola as mulheres lésbicas, criando uma rede de contatos, informações e apoio tanto no Brasil quanto no exterior”.


https://observatoriog.bol.uol.com.br/noticias/cultura/chanacomchana-conheca-a-historia-do-stonewall-brasileiro



Miriam Martinho


Na realidade esse o dia D do movimento e criação desse dia, foi em 19 de agosto quando a mulheres lésbicas que frequentavam o FERRO's bar la na capital paulista foram impedidas de entrar nesse bar, apenas por puro preconceito mesmoooo. Vale lembrar que a galera LGBTQIAP+ consume muitooooo, que quem bem sabe, investe nessse mercado colorido. Então...


Pois bem, tinha um movimento chamado GALF - Grupo de Ação Lésbica Feminista (1981/1989) e LF - Lésbico-Feminista (1979-1981) e essa galera distribuíam esse material informativo , daí quando o dono do bar disse: não curto essas noticias de vocês e não quero mais vocês aqui!!


A mulherada disse: " como é o negócio? Peraí!"


Convocaram OAB, imprensa, outros movimentos e foram la na porta do bar dizer que é um direito elas estarem ali. Que não justifica essa proibição. E depois de muito zoada, conversa , retetei.... ELAS CONSEGUIRAMMMM!


Então desde do dia 19 de agosto de 1983 Dia do Orgulho Lésbico .


Uma outra personalidade muito importante desse movimento é a Rosely Roth que inclusive vai em 1985 no Programa da Hebe na Bandeirante falando da importância do movimento de lésbicas. Rosely foi massacrada por uma senhora que não aceitava em hipotese nenhuma e dizia que não aceitar aquila era uma prova de amor porque sabia o que era melhor para sua filha.


https://www.youtube.com/watch?v=JqDzZJfJSbE


Rosely Roth no programa da Hebe





Ja falei sobre esse tema aqui mesmo no blog , só clicar nesse botão





E uma outra importante ativista pelo direitos das lésbicas e que fez parte da criação da LF e GALF é a Marisa Fernandes que começou como militante estudantil e no final dos anos 70 passou a fazer parte do SOMOS primeiro movimento de homossexuais na época juntamente com as manas lésbicas. Ela participou de uma produção bem bacana sobre as memórias dos movimentos na época da ditadura militar. Vou deixar o link aqui pra vocês. É super bacana.


https://www.youtube.com/watch?v=Yzi9k0R_Edg




O dia Nacional da Visibilidade Lésbica nasce dia 29 de agosto de 1996 graças aol primeiro Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), que aconteceu pela primeira vez em 1996, para tratar sobre a violação de direitos humanos sofrida por mulheres lésbicas.


Depois vieram vária outras conquistas.


Galera que ainda tem muito preconceito com as identidades e formas de amar diferentes do padrão que vocês conhecem, real relaxem! Não virem as costas, não abandonem. Ninguem ta fazendo nada de errado. É so simplesmente mais uma forma

de amar.


E vocês que estão gritando pelos quatro cantos que são lésbica, não esqueçam de referenciar suas madrinhas. Se não fossem elas..... Ah! E lutem para não perderem o que ja foi conquistado.





Bandeira lésbica



É isso pessoas lindas. Espero que tenham gostado. Sempre tem muita história pra contar, aprender e trocar.


Ei e não esquece de dar aquela espiada no meu trabalho e compartilhar visse. Clica nesse link chegue.

https://instabio.cc/milkafreitas




































10 visualizações0 comentário