TRANSEXUALIDADE NUNCA FOI DOENÇA. SEMPRE FOI NATURAL, MAS NÃO "COMUM"

Eae povo lindo. Como vocês estão? Espero que bem!


Então... finamente a tansexualidade deixou de ser considerada um transtorno mental no CID agora em janeiro de 2022.


Milka mulher o que é CID?


CÓDIGO INTERNACIONAL DE DOENÇAS, ou seja, quando você vai ao médico ou a médica e te prescreve uma receita seja para uma medicação tarja preta, seja para uma licença médica, la consta o CID. Deixa eu pegar um exemplo basiquinho aqui


Câncer de pele é identificado no CID assim: C-44 . E esse numero vai variando mas seguindo a mesma ordem do 44 (C-44.7, C-44.8 ...) . Dei o exemplo do câncer de pele porque o sol ta aperriado viu


Bora voltar a esse conquista que vai ser um "presente" para a galera trans. Mas que é uma luta super antiga. Não é de agora





Salvo engano entre 2018 a OMS realiza a tão aguardada mudança na lista das classificações e em relação a transexualidade isso era ainda mais esperado. Antes a classificação estava relacionada a transtornos mentais e agora passa a integrar a classificação relacionada a saúde sexual (na realidade não precisaria estar em nenhuma, mas acredito que isso seja uma vitória para o proximos anos). As pessoas transgêneros demandam por atendimentos mais específicos como hormônios terapia, cirurgias e de certo certa forma, o CID ainda acaba sendo necessário. Mas... rumo a não precisar de CID e naturalizarmos a transexualidade e melhorarmos a qualidade no atendimento.


Sabiam que o que leva pessoas trans aos consultórios de psicologia não é sua identidade de gênero? È a depressão e outras questões por serem rejeitadas/os pela família, igreja, sociedade.... que leva ao suicidio. Entende galera? O preconceito que adoece.


Pela nova edição da CID 11, a transexualidade sai, após 28 anos, da categoria de transtornos mentais para integrar o de “condições relacionadas à saúde sexual” e é classificada como “incongruência de gênero”. (fonte CFP - Conselho Federal de Psicologia)


Inclusive o CFP ja tinha passado o recado para a galera da Psicologia dizendo que pessoas transexuais e travestis não deveriam ter suas identidades de gênero "diagnosticadas" como patologias ou seja, doenças mentais, nesse caso. A Resolução CFP nº 01/2018 tem o objetivo de impedir o uso de instrumentos ou técnicas psicológicas para criar, manter ou reforçar preconceitos, estigmas, estereótipos ou discriminação e veda a colaboração com eventos ou serviços que contribuam para o desenvolvimento de culturas institucionais discriminatórias.



A partir deste ano, todos os países membros da OMS precisam adotar a mudança e deixar de classificar a transexualidade (transgeneridade) como transtorno mental. Se liga aqui...desde 1990, o termo “homossexualismo” foi removido da lista. Ah! Inclusive não se fala transexualismo ta? Porque ismo é considerado doença nesse caso onde estamos batendo um papo so CID -11 viu gente. Exemplo: alcoolismo.


Tô aqui frisando isso pra não pensar que . sei la... " profissionalismo" seja doença , jornalismo... enfim. Não esqueça que nossa gramática é babadeira e q a mesma palavra pode ter vários significados .


Por fim.... espero que essa mudança no CID - 11 que se não entendi errado será disponibilizado pela OMS de forma digital ainda no primeiro semestre de 2022. Sim... que a mudança não seja somente no CID mas em todos os espaços para que as pessoas não sofram e não morram por falta de atendimento e profissionais qualificadas/os



Espero que gostem da matéria... e compartilhe meu trabalho. Abração e se cuidem!


Quer conhecer mais do meu trabalho é só clicar aqui instabio.cc/milkafreitas



Ei e por favor: se vacinem, vacinem as crianças, continuem usando máscaras e alcool 70% galera

























































2 visualizações0 comentário