top of page

Pra que essa pressa toda?

Atualizado: 7 de dez. de 2018

Ejaculação precoce tem jeito sim! Se liga aqui no texto...

Ola!!!

Pois é! Mais de 40% dos homens no Brasil sofrem dessa disfunção que compromete o desempenho sexual dos brasileiros no que se refere a ejaculação.  Primeiro, é importante distinguir a diferença entre ejaculação e orgasmo. Vou falar de maneira bem simples para facilitar a compreensão.

Ejaculação -  algo "material" que se sente, que se ver, pode "pegar".  Excretar, colocar para fora o semem (esperma+ espermatozoide), no caso dos homens. E no caso das mulheres, um liquido transparente, um pouco mais denso e, a depender da mulher e sua fisiologia, poderá vir em pequena, média ou grande quantidade. Ééééé meus caros..... mulher ejacula também!!! Ou vocês acham que seria um privilégio masculino?? Parem de se enganar!!

Orgasmo - Algo abstrato, que se sente, se ver (expressões faciais, corporais, gemidos, gritinhos) , mas não se pode tocar. Confuso?. Algo único e indescritível. Mas que existe sim! Para eles e elas. Ainda bem !!

Pois bem. Continuando....

A ejaculação precoce, ocorre predominantemente nos homens, e muito se engana quem ainda acredita que somente os queridos da terceira idade são acometidos por este contra tempo. Os homens levam em média entre 5 a 6 minutos, após a penetração, para ejacular. No caso da ejaculação precoce (EP), isso ocorreria com menos de 4 minutos, independente de penetração e sempre que tiver relações. Vale salientar que, a EP, pode ocorrer eventualmente , numa relação ou outra com um espaço grande de tempo. Se ocorrer frequentemente.... é bom procurar ajuda. Segundo pesquisas do ambulatório de sexualidade do Centro de Referência da Saúde do Homem , órgão da Secretaria do Estado do RN, constatou que jovens a partir de 20 anos e adultos e/ou idosos, podem passar por esse momentinho tão desagradável para o casal, diga-se de passagem. Cerca de 80%  dos casos tem a ver com as questões emocionais e, principalmente, ansiedade. Jovens -  sem muita ou nenhuma experiência sexual, ou primeiro encontro com aquelx paquera, no qual ele já sonhava há muitos sonhos com elx, muito tesão, expectativas, enfim.... podem levar esse jovem iniciante a ter a  temida EP. Adultos - provedores, diabéticos, obesos, hipertensos, desempregados, depressivos, estressados, apenas que "comparecem em casa" para que outro não venha e faça isso, enfim.... podem ser "vitimas". 

Quem desconhece essa disfunção, acaba por acreditar que "é normal" acontecer.

O conselho é o seguinte:

percebeu que a EP esta fazendo parte do dia-a-dia sexual da sua vida, seja casado ou solteiro, seja hétero, homo ou bi .... ou qualquer outra identidade, procura primeiro uma (um) terapeuta sexual, pois nestes casos, elxs são os mais indicados. Durante o processo de anamnese, a (o) terapeuta sexual, a depender da situação, poderá te encaminhar para uma consulta com a (o) urologista. Após descartadas as causas físicas, biológicas e fisiológicas, você dará inicio ao acompanhamento psicoterapêutico sexual. 

Importante:

*A ejaculação Precoce , em praticamente 100% dos casos, tem cura e rápida!!  

*Sempre se informe se a (o) Terapeuta Sexual tem a formação em Psicologia, pois é importante essa formação, caso haja uma demanda que necessite de um tratamento mais específico (traumas, baixa autoestima, depressão, entre outras questões).

*Dialogo SEMPRE (em relação aos casais)! Pois , seguramente, um poderá auxilar ao outro para que possam desfrutar de uma relação saudável e segura. A saúde sexual é tão importante quanto qualquer outro tipo de cuidado com a saúde (física e mental).

*Não se sabote NUNCA!!! Lembre-se que seu corpo e sua mente depende da sua honestidade com você mesmo.

E por fim...... fica sempre conectado aqui comigo, Milka Freitas, a sua Consultora Sexual. 



23 visualizações0 comentário
bottom of page