/cli-K-qui

Este espaço  é para você PESSOA, que gosta de cuidar da sua saúde e não da mole para o descuido. Já sabe neah? A  melhor forma de prevenção é através da informação. Deixo esses links informativos sobre saúde e, principalmente, saúde sexual, para você ficar por dentro e compartilhar a informação certa! Ah! Esses sites possuem uma linguagem super acessível a população e a maioria deles, caso você tenha dúvidas, te responde através das outras plataformas como insta, face, e-mail... Então... não tem desculpas! Esteja sempre informadx da maneira correta e não fique perdendo tempo com  "desinformações" e "deserviços".

Se começarmos a investir tempo em cuidar da melhor maneira da nossa saúde sexual, das nossas práticas sexuais, teremos uma sociedade saudável, com menos infecções, preocupações, gravidez não planejada... enfim...

Sabe aquela ladainha que muita gente fala: "Ai que saco fazer sexo com camisinha!" Pois é! Se você que fala dessas começar a se ligar nas formas combinadas de prevenção e cuidar da sua saúde sexual a partir de agora, quem sabe... você não ficará mais incomodadx quando for usar a camisinha? Existem outras maneiras muito interessantes pra você e que, também, não irão oferecer riscos a ninguém.

Print do site, cores branco e azul com letras pretas

Site voltado para tudo que você precisa saber sobre IST's , HIV/AIDS , Hepatites virais e entre outras formas de infecções. Prevenção,atendimento, tratamento, dúvidas, mentiras e verdades sobre como se infecta ou não, dados. Aqui você está segurx. Nesse site, você tem acesso ao mundo de possibilidades de conhecimento sobre saúde sexual. A equipe do Depart. de IST, HIV/AIDS e HV, são super acessíveis. No instagram, sempre nos deixam atualizadxs sobre tudo que está sendo realizado no Brasil e no mundo em relação a esse tema. Dicas informativas, datas importantes... enfim... segue essa turma.

Meu xodô esse site (I love Draw). Aqui você tem uma variedade de informações seguras sobre saúde integral, desde da unha encravada do pé, até a inflamação do músculo mais escondido do corpo humano. Você pode se informar através de textos, imagens e videos do canal do Drauzio no youtube. São videos rápidos, objetivos e super esclarecedores.

Print do site de Drauzio Varella imagem com fundo branco,imagens coloridas com informações destacada
Print do site da secretaria de saúde com fundo branco, detalhes em azul e vermelho

Esse site é para quem reside ou está passando por Alagoas. É o site da secretaria de saúde do Estado. Ele é bem bacana. Caso você não saiba onde encontrar atendimento, tratamento, entre outras questões relacionadas a saúde, aqui é o site certo! Você poderá inclusive, encontrar dados importantes sobre como anda a saúde em Alagoas, que servirão para seu conhecimento, sua prevenção e estudos, caso seja da sua área de interesse profissional, por exemplo. Como é um site de confiança, sempre que sair alguma matéria sobre saúde aqui em Alagoas, e você está em dúvidas, corre pra ele tira a dúvida e compartilha a informação certinha

Para quem não conhece, esse site é do HDT, Hospital Escola Helvio Auto Doenças Tropicais. Neste site você vai encontrar informações sobre quais tipos de atendimento o HDT faz, que vão desde picadas de animais peçonhentos a pessoas diagnosticadas com HIV/AIDS. Como também, vários outros tipos de doenças infectocontagiosas. Acessa e confere, se você uma dia precisar de um desses atendimentos específicos, já saberá onde recorrer e também informar corretamente neah?

Print do site do HDT, fundo branco com detalhes em azul
Print do site, fundo branco com detalhes em azul

Site do Ministério da Saúde. Melhor e mais seguro site sobre TUDO relacionado a SAÚDE no Brasil. Ou seja, tudo que você precisa saber sobre saúde, doenças e infecções, onde procurar atendimento, medicação disponível, como acessar essa medicação, como funciona o SUS, direitos, deveres, especialidades, dados epidemiológicos.. enfim... um mundo de informações. Para nós que somos usuários do SUS, é importantíssimo estarmos por dentro desse site e de todo sistema da saúde pública e privada no país.   

Secretaria Municipal de Saúde de Maceió. Esse site é exclusivamente, sobre o sistema de atendimento público da população de Maceió. Segue pra você um link de pontos de atendimentos aqui na cidade. O bacana desse mapeamento, é que você ou alguém que você conhece, precisar dos primeiros atendimentos, já saberá pra onde ir e não perder tempo que, em muitos casos, vale a vida.

Print site secretaria de saude Maceio fundo branco com detalhes em azul
Print da lista das unidades de saúde, fundo branco, letras em preto

Mapeamento dos posto de atendimento em Maceió

Esse programa da ONU é totalmente voltado para ações de combate a infecções por HIV/AIDS no mundo. Aqui, você fica ligadx em como estão os índices de infecções, diagnósticos, tratamento e prevenção. Qualquer dúvida sobre atividades relacionadas a HIV/AIDS,  corre pra esse link. A pretensão e esforços, é que até 2030 seja zero o risco de novas infecções. Você fazendo sua parte com as formas de prevenção combinada, vai contribuir de forma significativa com dados positivos no mundo. Fica a dica!

Print do site da UNAIDS fundo branco e imagem de duas crianças negras correndo
Print do site da ONU, fundo branco com detalhes em azul e o nome em preto e vermelho

ONU para quem quer saber o que acontece no mundo. Você vai encontrar várias áreas e programas trabalhando juntxs em prol de uma sociedade melhor, com seus direitos humanos respeitados. Não é uma tarefa fácil, não agrada a todxs. Mas, certamente, você se manterá informadx e, quem sabe, poderá fazer parte dessas ações voltadas as melhorias, equidades e progressos. Principalmente, progresso humano. 

Essa campanha #desafiounaids é uma proposta importante, interessante e inovadora. A turma que trabalha na UNAIDS, finalmente, vem percebendo que essa linguagem muito técnica não agrada e não atrai quem quer se informar sobre HIV/AIDS de forma objetiva e com uma fala mais pop. Daí, criaram essa campanha #desafiounaids. A proposta era convidar youtubers populares e que tem uma galera adolescente/jovem que assistem seus videos e que são atraídos por essa linguagem cotidiana, com gírias e vícios bem "adolescentica". Cada youtube recebeu uma caixinha surpresa com algumas coisinhas e com 15 perguntas extraídas da internet sobre HIV/AIDS, eles falavam as perguntas dxs internautas e davam a resposta correta orientadxs pela UNAIDS. Claro que eu não fiquei fora dessa neah? Juntei minha turminha e fizemos um video super bacana e divertido. Confere isso e muito mais la no site. 

Print do site, fundo roxo com rosa e detalhes em vários tons
Print site, imagem colorida com a foto de uma mulher e um homem abraçados, letras em branco, roxo

Sou suspeita pra falar dessa marca. Amo seus produtos, 20 tipos de camisinhas, super diferentes, divertidas e de valores variados. Tem pra todos os gostos e bolsas. A Prudence também produz géis lubrificantes, DIU (metódo contraceptivo alternativo). Enfim.... tem desculpas pra muita coisa, mas não pra dizer que não tem uma camisinha que combine com você. E para quem é chegadx aquelas dicas de sexo, tem o canal Prudence Delicious. Confere lá!

DKT é uma marca internacional e uma causa social que atua com a Educação Sexual na prevenção de IST's HIV/AIDS e com planejamento familiar. É parceira de projetos sociais em vários países. Vale super a pena se informar sobre a atuação da DKT no Brasil e em outros lugares, principalmente, compreender sobre a importância de ser abordado sobre planejamento familiar  já na adolescência.

Print do site DKT, imagem de um casal hetero, branco com um bebe nos braços
Print do site OMS, imagem de mãos segurando cigarro rasgado

Site da OMS, um site de alta importância sobre saúde no mundo. TUDO que você quer saber , tem nesse site. Tanto contribui para sua vida pessoal quanto profissional, principalmente, quem atua na área de saúde.

Aqui você encontra informações seguras e importante sobre a saúde da mulher, mais especificamente, saúde sexual e reprodutiva. O bacana de você conhecer site assim, é você ter uma orientação direcionada que te influencie a procurar uma (o) gineco para prevenir e/ou tratar algumas doenças , infecções que possam adquirir ao longo da vida. Vale uma dica mega importante aqui. É MUITO IMPORTANTE levar a menina, mesmo sem ter menstruado, a ginecologista. Quando somo crianças, ficamos muito expostas a inflamações e infecções oportunistas, seja por conta da umidade e até mesmo a falta de atenção a higiene. Devemos orientar as crianças a terem responsabilidade com seu corpo, isso as tornará adultas conscientes de manter a saúde dele.

Print do site, imagem em tons de rosa, laranja claros, com preservativos
Print do site, imagem de um homem segurando um menino nas costas

É um site bem legal, informativo da área da saúde e muito conceituado no meio. Quando exploramos o site, encontramos vários temas bem interessantes e que nos auxiliam nos cuidados com a saúde.

Esse espaço é TOTALMENTE dedicado a saúde do homem. Linguagem fácil , acessível e bem informativo. Para vocês homens pararem de desculpas pra não se informar. Ao invés de ficar ouvindo e fazendo besteiras por aí, quando tiver dúvidas sobre sua saúde sexual, por exemplo, corre pra esse site e depois, vai ao médico fazer seus exames de rotina. Não é para ficar só com a informação virtual tá. Assim como falei sobre a importância das meninas, ainda crianças, desenvolverem responsabilidades com saúde do seu corpo, os meninos devem ser ainda mais estimulados e ir contra esse preconceito e tabus que existe no universo dos homens em relação aos cuidados com sua saúde, PRINCIPALMENTE, a sexual. Ai ai ai!!

Print do site, imagem com fundo amarelo e preto e desenho humanos e algumas fotos com pessoas
Print do site, fundo branco com detalhes em azul e vermelho

Eu quis deixar aqui disponível esse links pra vocês, para que fiquem por dentro das atividades e projetos relacionados a sexualidade humana no Hospital das Clinicas em São Paulo. É super importante como referências de atendimentos e estudos. 

Disque 100 é um importante canal de denuncias anônimas sobre vários tipos de crimes : Violência doméstica e sexual ou discriminação contra mulheres, Homofobia, Xenofobia, Intolerância religiosa, Pornografia infantil, Racismo, Apologia e Incitação a crimes contra a vida, Neo nazismo, Trafico de pessoas. Se você souber desses absurdos DENUNCIE! Eu sei que dá um medo danado de denunciar certas coisas, principalmente, quando você não tem certeza se vão descobrir se foi você. Mas, se for possível... da um jeitinho pra denunciar tá!

Print do site, imagem com uma relação de nomes, fundo azul e branco
Print do site, imagem de uma mulher negra com uma criança negra e o número 181 atrás em amarelo

Disque 181 , também é um canal de denúncias de vários tipos: homicídios, desaparecimento de pessoas, roubos, drogas... e mais um monte de crimes que impressionam pela quantidade.  Mas, também é um importante canal, que auxilia no combate a criminalidade no nosso Estado e País.

 

190 - Polícia Militar 

192 - SAMU

193 - Corpo de bombeiros Militar