Vamos conhecer a Educação Sexual?
A Educação, de acordo com a Constuição na LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 Art. 1º , abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
A Educação Sexual está diretamente ligada ao processo de desenvolmento da sexualidade humana em todas as suas fases. Ela é responsável por promover autoconhecimento, autocuidado, saúde integral, saúde sexual, planejamento familiar, (confira sugestões de leitura sobre direitos sexuais e reprodutivos para pessoas com deficiencias e pessoas trans) direitos sexuais e reprodutivos. Prevenir bullying, relações sexuais precoce, relações tóxicas e abusivas, violências sexuais e domésticas, assédios sexuais e morais, gravidez precoce, não planejada ou não desejada, IST's, HIV/Aids. Ela deve ser praticada no ambiente familiar, escolar e de trabalho. Contempla todas as fases da vida desde nascimento
SE LIGA AQUI
Sabia que a educação sexual ja foi um PL - Projeto de Lei em 1968? A proposta era institucionalizar ou seja tornar obrigatoria a educação sexual nas escolas para a prevenção da gravidez na adolescencia e IST's (chamada na época de "doenças venéreas) e combater a violencia sexual. Visava qualificar professoras e professores, familias e estudantes a partir do fundamental. 0 PL 1035/1968 foi criado pela deputada Júlia Steinbruch - MDB/RJ uma mulher super corajosa para época, que diga-se de passagem, o Brasil estava no auge da ditadura civil-militar. Ela teve seu mandato cassado pelo art. 4 do Ato Institucional nº 5, de 13 de dezembro de 1968 . A Júlia já alertava para as violencias sexuais contras crianças e adolescentes e o crescimento da gravidez em adolescentes naquela epoca, hoje vemos os resultados.
Inclusive, vou deixar aqui para vocês um material importante para conferirem que a educação sexual nunca foi e nunca será o mal para a sociedade, ela pode transformar e salvar a vida de muita gente, principalmente, de crianças e adolescentes.
> Diário oficial de 1968 e os pareceres da época em relação ao PL 1035/68, especialmente, de quem foi contra;
> Livro "Infância Roubadas" sobre crianças desaparecidas e torturadas durante a ditadura civil-militar.
Agora que você ja esta sabendo melhor sobre a história da educação sexual, quero te convidar a conhecer nosso trabalho. Pode ir descendo a página.
Você deve estar se perguntando:
Quais possibilidades disponíveis para compartilhar e multiplicar a educação sexual da melhor forma?
Maravilha!! Quais temas são abordados?
Massa!! Quais são os perfis que você atende?
VOCÊ SABIA QUE ...
É super importante educação sexual para pessoas adultas? Geralmente, na grande maioria das vezes, esse público está cheio de dúvidas, tabus, ausência de autoconhecimento e autocuidado e isso vai refletindo para crianças e adolescentes. A falta de informação segura e diálogo no ambiente familiar, contribui para a reprodução de comportamentos de risco e compromete diretamente o desenvolvimento saudável das pessoas.
Para atuar com educação sexual dentro do ambiente escolar é necessário que as equipes que compõem a escola e as famílias estejam preparadas para as demandas das/dos estudantes. Essa preparação se dá a partir da escuta, dificuldades e demandas que essas duas bases escola e família apresentam. Quando essas duas bases não são preparadas as/os estudantes carecem da rede de apoio e ficam expostas aos riscos. Educação sexual nas escolas salva vidas, promove saude, prevenção, autonomia e acolhimento.