PROMESSA
O PROMESSA é um projeto sonhado e desejado desde 2019, e ficou guardadinho esperando a oportunidade. Ficou guardado, mas não parado! No final de 2022 essa oportunidade veio, porém, aquele momento não estava se encaixando com a oportunidade e como diz o velho ditado "tudo tem seu tempo". O PROMESSA finalmente aconteceu em julho de 2024 em parceria com o CREN.
O que significa a palavra PROMESSA? Projeto Multiplicando Educação Sexual, Sustentabilidade Social e Acessibilidade.
O PROMESSA é um projeto piloto de Educação Sexual que surgiu da minha necessidade profissional observando e acompanhando a realidade social em relação ao planejamento familiar e reprodutivo, a saúde sexual e a falta de compreensão sobre a importância da educação em saúde sexual e sexualidade, principalemente, a carência na comunicação acessertiva e acessível.
O CREN (Centro de Reabilitação Nutricional), é uma organização que atua no combate a desnutrição infantil em comunidades da parte alta e baixa de Maceió. Estou parceira do CREN desde 2022 e essa paceria vai sendo construida e fortalicida até os dias atuais. Essa história, vocês podem conferir com mais detalhes na aba "SOCIAL". Bom, o fato é que, o CREN tinha exatamente o público que eu gostaria de trabalhar nesse projeto piloto: comunidade e pessoas adultas. Fizemos as reuniões, planejamento e dividimos em dois ciclos. O primeiro ciclo com aulas e oficinas e o segundo ciclo, com ações na comunidade realizadas pela pessoas da comunidade que colaboram com o PROMESSA. Nesse momento (2024), deixarei para vocês os registros do primeiro ciclo.
O PROMESSA está ativo e sendo realizado em quatro comunidades: Vila Emater, Vergel, Ocupação Tereza de Benguela e Denison Menezes. Cada comunidade temos em média até 20 pessoas no projeto, 95% mulheres que ja maternam com idade entre 15 a 70 anos. Para participar do PROMESSA precisaria de dois critérios: ser da comunidade e querer participar dos dois ciclos do PROMESSA, sendo ou não alfabetizada. O projeto não tem o foco no gênero feminino, mas já esperavamos que teriamos a ausência do gênero masculino, o que reforça o quanto educação em saúde sexual e sexualidade e planejamento familiar e reprodutivo ainda não são pautas de interesse desse grupo. No segundo cliclo, que acontecerá no primeiro semestre de 2024, serão realizadas atividades práticas que serão alinhadas com as comunidades, focado no planejamento familiar e reprodutivo, saúde sexual, direitos sexuais e reprodutivos através da educação sexual e queremos sensibilizar e mobilizar o público masculino dessas comunidade. Não será um trabalho nada fácil, mas daremos os primeiros passos. Batizei essa primeira edição do PROMESSA como " PROMESSA 2030 COMUNIDADE" . A meta é compartilhar a nossa metodologia em vários espaços e formando cada vez mais multiplicadoras e multiplicadores da educação em saúde sexual e sexualidade.
Fernando, coordenador do projeto. Convidei Fernando porque ele, além de ser organizado, ele é artista drag, é bom com finanças e disposto a aprender e a compartilhar. Segundo Nando, como chamamos: " está sendo um dos maiores desafios profissionais da minha vida e, ao mesmo tempo, um aprendizado multiplo a cada encontro. Minha atuação e colaboração para o PROMESSA está me preparando para compreender sobre a importância da sustentabilidade social e a minha formação e futura profissão como Engenheiro Quimico" . E eu, estou amando ter Fernando fazendo parte do PROMESSA.
No encerramento do primeiro ciclo, contamos com a parceria da Panificadora Ferretti presenteando as confraternizações com tortas deliciosas e super bem produzidas. Você pode conferir na galeria de registros logo abaixo.
O curso de arquitetura da UMJ foi nossa parceira no útilmo encontro com a comunidade Tereza de Benguela. O professor Paulo, atualmente coordenador do curso, a professora Nayane responsável pelos projetos de extensão e estudantes de arquitetura realizaram uma oficina sobre " Diretio a cidade" , como também realização a confecção de quadros decorativos e uma ávora de natal com materiais recicláveis. Momentos maravilhosos.
Professora Nayana: "Parabéns a vcs pelo belíssimo trabalho nas comunidades 🥰🥰🥰"
Coordenador Paulo: Agradecemos toda parceria e apoio que conseguimos firmar para o projeto e que deu tudo certo. Aqui na faculdade o retorno foi muito positivo e o Reitor ficou muito satisfeito e contente com o projeto e a tudo que se propoe.
1ª CICLO
Ocupação Tereza de Benguela
Vila Emater
Vergel
Denison Menezes
2º CICLO
2024...
EMDIVERSÃO Empreendedorismo, Diversidade e Inclusão, teve sua primeira edição realizada em 2022 em parceria com o SEBRAE Alagoas através da chamada pública. As atividades foram realizadas durante dois dias nas instalações do SEBRAE em Maceió. Nosso objetivo com o EMDIVERSÃO é apresssentar ferramentas do empreendedorismo com acessibilidade focado em pessoas trans/travestis e pessoas com deficiencia para que possam protagonizar seu negócios.
No EMDIVERSÃO realizamos palestras e oficinas ministradas por PCD's, trans/travestis e por profissionais do SEBRAE abordando temas como: negócios de impacto socioambiental, ODS, economia criativa, mercado de trabalho, acessibilidade, empreendedorismo, tendências. Tivemos atrações culturais apresentadas por pessoas trans / travestis e PCD's. Nossa equipe era composta majoritariamente por esses dois publicos. Para compor a equipe de midia, contratamos profissionais do projeto social feminista " ATELIÊ AMBROSINA" que realiza varias atividades com foco na qualificação profissional de adolescentes/ jovens da comunidade do Pontal. Priorizamos também contratar serviços e produtos de micro e pequenas/os empreendedoras/es LGBTQIAP+ .
O projeto promove acesssibiliidade desde da divulgação onde convidamos pcd's e trans/travestis para produzir videos para compartilhar nas redes sociais e apoiamos com um cache cada material realizado . O EMDIVERSÃO vem com o propósito de qualificar pessoas trans/travestis, valorizar seus potenciais, habilidades e promover autonomia e visibilidade. Na primeira edição, contamos com o apoio do Grupo 3 Corações.
FALE AGORA OU FIQUE SEM SEXO PARA SEMPRE!
Em junho de 2022 completei 10 anos de carreira com a educação sexual e pensei: como eu gostaria de comemorar meu aniversario?Vou fazer um show de comedia com historias incriveis que vivenciei, ouvi e aprendi ao longo desse 10 anos. E deu super certo. Convidei pessoas da minha equipe e da plateia para contarem historias divertidas sobre suas aventuras amorosas. Todo o show contou com acessibilidade e como sempre, nossa equipe era composta por pessoas trans/travestis e pcd. Eu amei!!!
Projeto “EITXA COMÉDIA" comédia inclusiva e com acessibilidade. O projeto visa promover a inclusão da diversidade de pessoas, acessibilidade, cultural e no mercado de trabalho. O objetivo é protagonizar, qualificar e descobrir novos talentos de pessoas que possuem habilidades e interesse pela comédia e produção de eventos culturais mas que convivem com a exclusão social. A equipe e elenco, ambos rotativos, contam com a colaboração de pcd’s, pessoas trans e intérpretes de libras.
O EITXA COMÉDIA estreou no dia 15 de março mas foi sendo amadurecido desde maio de 2022. Idealizei esse projeto a partir do meu incomodo em relação as ausencias de pessoas trans/travestis, pessoas com deficiencia, acessibilidade e a falta de inclusão cultural, seja quanto elenco, artistasm seja quanto profissionais na produção cultural desses eventos.
Nossa estréia aconteceu no dia 15 de março de 2023 no The Spoiller bar. Contamos com a presença de Natasha Wonderfull, Drag Lalacra, Jonathan, Ovelha Roxa, Elias Pimenta e com a interpretação em libras Roberta e Vinicius. Lotamos a casa,tivemos um retorno significativo e estamos nos organizando para promover mais momentos como estes em varios outros espaços, seja em shows de comwdia, seja em qualificação.
Para que a estreia do EITXA COMÉDIA acontecesse, contamos com a parceria do Centro Arte Pajuçara, especialmente do Marcão, responsável pelo espaço. O Arte Pajuçara em parceria com a UFAL tem um projeto chamado Corujão que exibe filmes incriveis durante a madrugada, iniciando as 23h e encerrando as 05h da manha. Durante o evento são exibidos fillmes, bate pabo com atrizes, atores e/ou diretores de alguns filmes exibidos e tambem atrações culturais. E foi nessa oportunidade que fizemos uma pré-estréia do nosso projeto que rolou no dia 11/03/2022. Foi desafiador e incrivel. Ah! E foi a priimeira vez que contamos com acessibilidade em libras nesse evento. Nossa interprete foi a Gilmara e ficamos muito felizes em poder colaborar com esse marc da acessibiliodade n Corujão.
Recebemos um convite maravilhoso para fazermos parte da programação de aniversário do restaurante Odara e Tamarineira bar. Esse convite veio depois da reposta positiva sobre a proposito do nosso projeto. Todas as nossas apresentação oferecem acessibilidade. Contamos com ointerprete em libras Vinicius
DIVERSIFLIX é um projeto muito importante e inovador realizado entre 2017 e 2018 no segundo semestre, uma vez ao mês entre agosto e novembro (de cada ano) com o objetivo de abordar educação sexual através do audio visual, cultura, acessibilidade, diversidade e inclusão. Idealizado por mim, Milka Freitas e em parceria com uma grande amiga a Anne Rafaelle que topou encarar esse desafio incrivel e satisfatório. Tinhamos apresentaçoes culturais para recepcionar o público, pipoca, café, achocolatado gratuitamente, exibição de filmes de acordo com o tema proposto, bate papo conduzido por pessaos com deficiência e um ambiente super acolhedor.
Todas as ediçoes do nosso DIVERSIFLIX contamos com o apoio de varias parceirias: Grupo 3 coraçoes, Preservativos Prudence, IFAL, SENAC, SEBRAE, Centro Arte Pajuçara, Biscoitos Pajuçara. Artistas locais: Mari, Nana Martins, Grupo Sem Molduras, Grupo Transhow, Pierre, Lalacra (Allef). E uma equipe super dedicada.
OBS.: temos poucos registros e estes, com baixa qualidade porque o arquivo foi perdido com todos os registros de todas as edições. Estou postando o que consigo ir localizando. Então pessoa linda, foca no projeto e o quanto ele foi incrível tá?